ETDAH-AD
VER RESUMO

HOMESERVIÇOS PRESTADOS NO CONSULTÓRIOORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA ONLINEMATÉRIAS PUBLICADASCURRICULUM RESUMIDOPESQUISAS EM ANDAMENTOFALE CONOSCO

VER RESUMO


Profa. Dra. Edyleine Bellini Peroni Benczik Psicóloga.
Mestre em Psicologia Escolar / PUCCAMP
Doutora em Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento
e da Personalidade / USP - CRP 06/34527-2

GALERIA DE FOTOS.............CFP - Conselho Federal de Psicologia
VER RESUMO
BLOGSPOT EDYLEINE BENCZIKFACEBOOK EDYLEINE BENCZIKTWITTER PSIQUÊ

Avenida Tiradentes, 200 - Centro - São Roque - SP - (11) 4712-5870
Rua Artur de Azevedo, 1767 - cj 142 - 14º andar - Ed Altamura Premium Tower - Pinheiros - SP - (11) 998405476
Rua Caracas, 894 - Campolim - Sorocaba
benczik@ig.com.br - edyleinebenczik@gmail.com


AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
PSICOTERAPIA
ORIENTAÇÃO DE PAIS
SUPERVISÃO
CURSOS, PALESTRAS E WORKSHOPS

 
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
         A avaliação neuropsicológica busca investigar quais são as funções neuropsicológicas que estão         envolvidas em processos cerebrais mais complexos (Andrade, 2004). Por isso se faz necessário       que se tenha clareza de quais são essas funções, o que elas compreendem, em que estão            relacionadas e assim por diante.

            Desta forma segue-se uma breve descrição das funções cognitivas que são investigadas durante         a avaliação neuropsicológica.

Funções cognitivas

Conceito
 

Atenção
 Função mental complexa que corresponde à capacidade do indivíduo de focalizar a mente e algum aspecto do ambiente ou de algum conteúdo da própria mente. (Laks, Rozenthal, Engelhardt,1996)
 
Memória
 Sistema integrado que permite tanto processamento ativo quanto armazenamento transitório de informações. Inclui as habilidades de armazenar, recordar e reconhecer conscientemente fatos e acontecimentos envolvidos em tarefas cognitivas, tais como: compreensão, aprendizado e raciocínio.
 
Táctil-Cinestésica
 Reconhecer objetos, através do tato, sua forma e tamanho sem ajuda da visão, e reconhecer sensações tácteis em sua localização no corpo, intensidade e direção. Quem possui inteligência cinestésica tem a habilidade para usar a coordenação grossa ou fina na finalidade que precisar.
 
Funções motoras
 Implica na análise das praxias, isto é, das formas complexas da construção dos movimentos voluntários (tônus muscular, sistema ótico-espacial, regulação verbal do ato motor).
 
Funções Superiores
 Capacidade global agregada do individuo agir com propósito, pensar racionalmente e lidar efetivamente com o meio que está inserido. Reflete a soma das experiências aprendidas pelo indivíduo que permitem conceituar, organizar, desenvolver, resolver problemas e ser criativo.
 

 O aspecto emocional e a interação social também são avaliados.
 Este processo conta com dez consultas com o paciente, e a primeira e a última são com os pais/responsáveis.